SEÇÕES

Paralisação do governo faz EUA cancelar mais de 1.500 voos neste domingo

Milhares de voos foram afetados desde sexta, quando companhias aéreas começaram a reduzir o fluxo aéreo a pedido do governo.

Donald Trump | Foto: Reprodução/Instagram/realdonaldtrump
Siga-nos no

O secretário de Transportes dos Estados Unidos, Sean Duffy, afirmou neste domingo (9) que o transporte aéreo será reduzido “ao mínimo” caso o shutdown do governo Trump não termine logo. Segundo ele, “a situação só vai piorar” até o Dia de Ação de Graças. Mais de 1.500 voos cancelados e 4.000 atrasados foram registrados neste domingo, segundo a FlightAware.

Motivos do Shutdown

O shutdown ocorre quando o Congresso não aprova o orçamento federal dentro do prazo. Sem verba, serviços essenciais ficam comprometidos. No centro do impasse está a saúde. Os democratas afirmam que só votarão o orçamento se os programas de assistência médica forem prolongados. O governo precisa de 60 votos no Senado, mas apenas 53 senadores são do partido do presidente.

Cortes no Tráfego Aéreo

A Administração Federal de Aviação (FAA) aplicou um corte de 4% nos voos desta sexta-feira em 40 grandes aeroportos, com previsão de subir para 10% até 14 de novembro. Duffy alertou que os cortes podem chegar a 20% se a paralisação continuar.

Aeroportos em Caos

Atrasos por falta de controladores de tráfego aéreo afetaram centenas de voos em Atlanta, San Francisco, Houston, Phoenix, Washington, D.C., e Newark. Até 19h30, mais de 5,3 mil voos tinham registrado atraso. Em Washington, D.C., o atraso médio era de quatro horas, com 17% das operações canceladas e 40% atrasadas.

Impacto nos Profissionais

Durante os 38 dias de paralisação, cerca de 13 mil controladores e 50 mil agentes de segurança trabalharam sem salário. Muitos foram avisados de que não receberiam pagamento pela segunda quinzena seguida, aumentando as ausências e comprometendo operações.

Disputa Política

O governo Trump pressiona os democratas a aprovar o orçamento republicano e reabrir o governo. Já os democratas afirmam que os republicanos criaram o impasse ao recusar negociar a extensão dos subsídios de saúde.

Risco de Novos Cortes

Duffy afirmou que pode determinar cortes de até 20% nos voos se a situação piorar.
“Eu avalio os dados”, disse ele. “Vamos tomar decisões com base no que vemos no espaço aéreo.”

Tópicos
Carregue mais
Veja Também