Neste domingo (17), o papa Leão XIV pediu que os esforços para pôr fim às guerras e promover a paz sejam bem-sucedidos. Sem citar países ou conflitos específicos, a declaração parece fazer referência às recentes discussões entre os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin, realizadas no Alasca.
“Rezemos para que os esforços para pôr fim às guerras e promover a paz sejam bem-sucedidos. Que o bem comum dos povos esteja sempre em primeiro lugar nas negociações”, afirmou o pontífice durante a tradicional oração dominical.
Além de abordar a paz global, o papa expressou solidariedade aos povos do Paquistão, Índia e Nepal, atingidos recentemente por enchentes devastadoras. Ele ofereceu orações pelas vítimas, suas famílias e todos aqueles afetados pelos desastres naturais.
VALORES E ÉTICA
Em seu discurso, Leão XIV destacou a importância da integridade e do comprometimento em diversas profissões, afirmando que pais, professores e profissionais muitas vezes pagam um preço por manter princípios éticos. O pontífice reforçou que a firmeza nos valores deve ser preservada “para o bem de todos”, mesmo sob pressão.
Com a declaração, o papa reforça o papel da ética, da compaixão e da solidariedade, apontando para a necessidade de negociações justas e de esforços consistentes para a promoção da paz mundial.