SEÇÕES

Papa Francisco toma café da manhã e lê jornais, diz Vaticano

Pontífice teve broncoespasmo e apresentou piora no quadro, informou o Vaticano na sexta-feira (28).

O papa Francisco passou uma noite tranquila e está descansando | Foto: Monteforte AFP
Siga-nos no

O papa Francisco passou uma noite tranquila e segue em repouso na manhã deste sábado (1º) no Hospital Gemelli, em Roma, após apresentar um episódio isolado de broncoespasmo que levou a uma piora em sua função respiratória. A informação, divulgada pelo Vaticano, diz ainda que o líder da Igreja Católica tomou café e leu jornais.

BOLETIM MéDICO

De acordo com o boletim médico de sexta-feira (28), o pontífice, de 88 anos, iniciou ventilação mecânica não invasiva, respondendo bem ao tratamento. Ele permaneceu consciente e colaborativo durante os procedimentos médicos, mas seu quadro ainda inspira cuidados.

Pela manhã, Francisco alternou entre sessões de fisioterapia respiratória e momentos de oração na capela. No início da tarde, no horário local, ele sofreu um episódio de vômito com inalação, o que agravou sua condição. O papa recebeu a Eucaristia pela manhã e completa, neste sábado, 15 dias de internação para tratar uma pneumonia bilateral. Um novo boletim médico deve ser divulgado ao longo do dia.

Quadro de saúde ainda é considerado delicado

A atualização do estado de saúde do pontífice ocorre após dois dias sem menções diretas do Vaticano à gravidade da situação. O agravamento recente foi registrado no último domingo (25), quando Francisco enfrentou dificuldades respiratórias. No momento, não há previsão de alta.

Até então, a recuperação do papa indicava uma melhora progressiva, embora ele ainda precisasse de oxigenoterapia e estabilidade clínica antes de qualquer decisão sobre sua liberação hospitalar. O Vaticano descreveu seu quadro como “complexo”, exigindo monitoramento contínuo.

Francisco segue submetido a fisioterapia respiratória diária e alterna períodos de descanso com algumas atividades. O papa, que lidera a Igreja Católica desde 2013, já enfrentou outros problemas respiratórios no passado. Durante a juventude, ele desenvolveu pleurisia e precisou remover parte de um pulmão, o que o torna mais suscetível a infecções pulmonares.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também