O papa Bento XVI celebra a tradicional Missa do Galo na basílica de São Pedro do Vaticano, a oitava de seu Pontificado, novamente antecipada para as 22h no horário local (19h em Brasília) para evitar um cansaço maior do líder religioso de quase 86 anos, que nesta terça-feira (24) dá continuidade aos ritos do Natal.
Em uma noite fria, mas clara e estrelada, o pontífice celebra a missa na qual a Igreja lembra o nascimento de Jesus. Bento XVI chegou ao templo no pedestal móvel que já utilizou nos últimos meses para se deslocar pela longa Basílica de São Pedro para evitar esforços físicos, sendo amparado com aplausos pelos milhares de fiéis que desde várias horas antes enchem o templo.
O rito, que conta com a participação de mais de 30 cardeais, começou com um momento de preparação, em silêncio e recolhimento, seguido das calendas, o antigo texto que anuncia o nascimento de Cristo, que foi cantado no princípio da missa, em latim, por um cantor da Capela Sistina. Junto ao altar maior, da Confissão, foi colocado um Menino Jesus.