O Canadá vive a pior onda de calor histórica que trouxe temperaturas recordes. As autoridades de segurança do país noticiaram nesta quinta-feira (1/7) que 486 mortes foram registradas na região da Colúmbia Britânica, no Canadá. O legista-chefe da província disse que foi uma "situação sem precedentes".
O que explica essas mortes, segundo a polícia federal, está provavelmente relacionadas à onda de calor que atingiu o oeste do Canadá e partes do noroeste dos Estados Unidos.
As leituras no centro de Vancouver eram de 37º C no sábado, 37,5º C no domingo e 38,6º C na segunda-feira.O serviço legista normalmente recebe cerca de 130 registros de morte em um período de quatro dias.
"A exposição ao calor excessivo no ambiente pode levar a resultados graves ou fatais, especialmente em pessoas mais velhas, bebês, crianças pequenas e pessoas com doenças crônicas", acrescentou o comunicado.
Os policiais responderam a mais de 65 mortes súbitas desde o início da onda de calor na sexta-feira, disse a polícia de Vancouver. "Só hoje, os policiais responderam a 20 mortes súbitas até às 13h45, com mais de uma dúzia de outros esperando o envio da polícia", disse o departamento em um comunicado.
As mortes relacionadas ao calor esgotaram os recursos da linha de frente e atrasaram severamente os tempos de resposta, disseram as autoridades. "Nunca experimentamos nada parecido com este calor em Vancouver", o sargento oficial de relações com a mídia. Steve Addison disse durante uma conferência de imprensa.
Muitos dos mortos são idosos, disse a polícia, pedindo às pessoas que verifiquem seus entes queridos e vizinhos, enquanto a onda de calor que traz temperaturas recordes para a região continua.
Lytton resgistrou maior temperatura
A polícia de Surrey está encorajando todos os residentes, especialmente os idosos, a tomar precauções para se protegerem de lesões causadas pelo calor.
A cidade de Lytton, também em British Columbia, registrou 47,5º C graus na segunda-feira - a temperatura mais alta já registrada no Canadá, e cerca de 9º C acima do normal para esta época do ano.