Número de mortos supera 1.600 após terremoto em Mianmar; total pode ultrapassar 10 mil

De acordo com previsões do Serviço Geológico dos Estados Unidos, as perdas econômicas de Mianmar podem superar a produção anual do país, e o número de mortos pode ultrapassar 10.000

Número de mortos passa de 1.600 após terremoto em Mianmar; número de mortos pode ultrapassar 10mil | REUTERS/Ann Wang Número de mortos passa de 1.600 após terremoto em Mianmar; número de mortos pode ultrapassar 10mil | Foto: REUTERS/Ann Wang
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Equipes de resgate estrangeiras começaram a chegar a Mianmar neste sábado (29) para auxiliar na busca por sobreviventes após um devastador terremoto que matou pelo menos 1.600 pessoas no país. O número de vítimas fatais foi informado pelo governo militar de Mianmar, que atualizou a contagem após os primeiros relatos de 144 mortos.

SITUAÇÃO CRÍTICA NA VIZINHA TAILÂNDIA

O terremoto de magnitude 7,7, que abalou Mianmar em 28 de março, também causou danos significativos na vizinha Tailândia. Em Bangkok, um arranha-céu em construção desabou, deixando 30 pessoas presas nos escombros. O número de desaparecidos na capital tailandesa é de 49.

POSSÍVEIS IMPACTOS E AJUDA INTERNACIONAL

De acordo com previsões do Serviço Geológico dos Estados Unidos, as perdas econômicas de Mianmar podem superar a produção anual do país, e o número de mortos pode ultrapassar 10.000. O governo militar de Mianmar, que enfrenta uma guerra civil desde o golpe de 2021, pediu ajuda internacional, e países como Rússia, Índia, Malásia e Singapura já estão enviando suprimentos e equipes de resgate.

AJUDA CHEGA DE DIVERSOS PAÍSES

A Coreia do Sul anunciou uma ajuda inicial de US$ 2 milhões para Mianmar por meio de organizações internacionais, enquanto os Estados Unidos, apesar das tensões com o regime militar, prometeram fornecer assistência. A Rússia, a Índia e outros países também estão enviando apoio ao país devastado pelo tremor.

MAIOR TERREMOTO EM MAIS DE 100 ANOS

O terremoto de 28 de março é o mais poderoso a atingir Mianmar em mais de um século. O último tremor de magnitude similar ocorreu em 1912, em Taunggyi. O epicentro do terremoto afetou uma vasta área do país, incluindo Mandalay, a segunda maior cidade de Mianmar, onde equipes de resgate trabalham arduamente para remover os escombros e salvar vidas.

ESFORÇOS DE RESGATE EM BANGKOK

Em Bangkok, a situação também é crítica, com as autoridades locais intensificando os esforços de resgate após o desabamento do prédio de 33 andares. Usando escavadeiras, drones e cães de busca, as equipes tentam resgatar os trabalhadores da construção presos, e até agora, pelo menos 15 vítimas ainda mostram sinais de vida.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com