Os esforços para salvar os 29 mineiros presos em uma mina de carvão da Nova Zelândia estão paralisados pelo terceiro dia nesta segunda-feira (22). Autoridades temem que a mina possa explodir novamente; e parentes e amigos rezam por um milagre.
A espera para uma liberação para a entrada na mina não deve vir até terça-feira, segundo membros da equipe de resgate. pela primeira vez desde a explosão, na última sexta-feira, autoridades falaram abertamente sobre a possibilidade de que os mineiros estejam mortos. "Estamos nos preparando para a possível perda de vidas após o que ocorreu lá embaixo", disse o comandante Gary Knowles, que acrescentou que a polícia está tentando se manter otimista.
Nenhum contato com os trabalhadores foi feito desde a explosão na mina, cavada de maneira horizontal em uma montanha da costa oeste da ilha sul da Nova Zelândia. Pouco depois da explosão, dois mineiros conseguiram deixar o local e foram hospitalizados.
Especialistas disseram que é possível que os mineiros tenham encontrado um refúgio e estejam aguardando ajuda, mas não se sabe se há suprimentos de água e comida suficientes.
Espera-se que nas próximas 12 horas seja feito um novo exame de qualidade de ar para saber se é seguro entrar na mina.