O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta quinta-feira (27) que o país está preparado para se defender contra ameaças estrangeiras. O pronunciamento ocorreu durante a cerimônia do 105º aniversário da aviação militar, acompanhada de demonstrações aéreas com jatos e helicópteros militares.
"Não há ameaça ou agressão que assuste nosso povo ou nos pegue de surpresa", disse Maduro, acrescentando que os venezuelanos se preparam "com serenidade imperturbável" para defender sua pátria.
Durante a cerimônia, caças F-16 Fighting Falcon sobrevoaram o local, emitindo fumaça nas cores da bandeira venezuelana — amarelo, azul e vermelho. Soldados desembarcaram de helicópteros, paraquedistas saltaram de aeronaves e sistemas antiaéreos foram exibidos.
As declarações de Maduro ocorrem em um contexto de aumento das tensões entre a Venezuela e os Estados Unidos nos últimos meses. O líder chavista, no poder desde 2013, afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump teria tentado derrubá-lo e garantiu que cidadãos e militares venezuelanos resistirão a qualquer tentativa nesse sentido.