Nesta segunda-feira (24), a mídia estatal chinesa Xinhua, confirmou que 11 pessoas morreram após o telhado de concreto de um ginásio escolar ter desabado, na cidade chinesa de Qiqihar. De acordo com autoridades chinesas, a causa do desabamento pode ter sido um empilhamento ilegal de materiais no telhado, que foi descoberto logo após o desastre.
Segundo informações da investigação sobre o desabamento, acredita-se que grande parte das vítimas que morreram com a queda do telhado eram jovens jogadoras de vôlei que estavam presentes no local. De acordo com o jornal Chinês Heilongjiang Daily, dezenove pessoas estavam presentes no ginásio no momento do acidente, dessas quatro conseguiram fugir e outras quatro sobreviveram, após serem retiradas dos escombros a tempo.
Em depoimento à uma emissora local chinesa, uma testemunha contou que os alunos "tinham acabado de voltar para a escola alguns dias atrás, depois de uma competição fora da cidade". A operação de busca e resgate realizada pelo corpo de bombeiros foi realizada por cerca de 160 profissionais e 39 caminhões. A emissora CCTV confirmou que a operação já foi finalizada.
causando um rompimento da estrutura e, consequentemente, a queda.
Ainda assim, durante a investigação inicial sobre o acidente, as autoridades descobriram que os construtores responsáveis por algumas obras, estavam colocando perlita, um tipo de vidro vulcânico, em cima no telhado, disse a Xinhua. Por conta disso, as fortes chuvas ocorridas nos últimos dias na cidade, acabaram fazendo com que a perlita se expandisse,