Trabalhadores iniciaram nesta semana na fronteira entre Estados Unidos e México a construção de protótipos do muro entre os dois países prometido pelo presidente norte-americano Donald Trump. Os protótipos foram instalados em San Diego.
Segundo a NPR, emissora pública de rádio dos EUA, seis empresas foram selecionadas para construir 8 protótipos, metade deles de concreto e a outra metade de "outros materiais". Uma vez instalados, eles serão testados pelo Departamento de Segurança Interna.
Quatro paredes serão erguidas entre San Diego e Tijuana, com cerca de 9 metros de altura. De acordo com a Reuters, a instalação deve ser concluída até o final de outubro. Trump assinou em janeiro uma ordem executiva que autoriza a construção do muro, uma polêmica promessa de campanha. O objetivo é impedir a entrada de imigrantes ilegais.
Ao longo da fronteira entre EUA e México, que cobre os estados da Califórnia, Arizona, Novo México e regiões do Texas, existem atualmente 569 quilômetros de muro, assim como outros 481 quilômetros de barreiras para dificultar a passagem de veículos e pessoas. Apesar disso, essa proteção não impediu o cruzamento de imigrantes ilegais nem do tráfico de drogas.