Mulher bombeia ar manualmente para manter marido vivo em hospital de Tacloban, nas Filipinas

Ele teve perna amputada e infecção em hospital de Tacloban.

Mulher mantém seu marido vivo ao bombear ar de forma manual em hospital de Tacloban. | AFP
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Uma mulher mantinha seu marido vivo ao bombear ar manualmente para seus pulmões nesta sexta-feira (15) em um hospital de Tacloban, nas Filipinas, após ele ficar ferido durante a passagem do supertufão Haiyan pelo país. A cidade foi uma das mais afetadas, e o hospital Divine World, onde o homem estava internado, sofria com a falta de estrutura e de recursos.

A vítima teve uma das pernas amputadas e sofreu uma infecção, o que levou à necessidade de receber oxigenação. A identidade do casal não foi informada.

O hospital operava sem teto, água corrente ou eletricidade. Médicos, enfermeiras e outros funcionários corriam de um lado para o outro entre pacientes com terríveis ferimentos.

O hospital é o único da cidade a continuar funcionando na cidade, além de uma instalação do governo. A tempestade inundou todo o piso térreo do hospital, que tinha 200 leitos, destruindo o aparelho de ressonância magnética que ainda não havia sido pago, máquinas de ultrassom e raio-X, além de laboratórios e salas de emergência.

Nove pacientes morreram durante a passagem do supertufão quando a energia acabou ? eles dependiam de aparelhos para sobreviver.

Além do paciente que dependia da ajuda da mulher para sobreviver, havia outros com problemas semelhantes. Três homens aguardavam para ter suas pernas amputadas ? um deles tinha uma fratura exposta, e os outros dois grandes feridas abertas.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES