Grupos religiosos, estudantes e outros voluntários trabalham ininterruptamente neste sábado (30) para levar comida, água e outros gêneros de primeira necessidade a comunicades atingidas pelo segunda segunda maior tragédia provocada por tornados nos Estados Unidos.
O número de mortos após dois dias de fortes tempestades no sul do país chega a 350. É o pior evento do gênero desde 18 de março de 1925, quando 747 morreram em tempestades que atingiram Missouri, Illinois e Indiana.
Segundo dados atualizados pelas autoridades, as tempestades deixaram 249 mortos no Alabama, 34 no Tennessee, 33 no Mississipi, 15 na Geórgia, cinco na Virgínia e um no Arkansas.
De acordo a empresa de consultoria especializada em desastres Eqecat, o prejuízo relacionado a casas e edifícios destruídos é de cerca de US$ 5 bilhões.
Durante visita às cidades afetadas nesta sexta-feira, o presidente americano Barack Obama garantiu que seu governo se empenhará na reconstrução das comunidades devastadas.
"Devo dizer que nunca vi devastação como esta. É desolador", disse Obama após percorrer a cidade de Tuscaloosa, destruída por um tornado na quarta-feira.