O Vaticano iniciou neste sábado (26) as cerimônias fúnebres do Papa Francisco, com a presença confirmada de diversas autoridades internacionais. Desde as primeiras horas da manhã, chefes de Estado e representantes de organismos internacionais chegaram à Praça de São Pedro, onde a missa de despedida é celebrada. Acompanhe aqui a cerimônia.
PRESIDENTE BRASILEIRO
Entre os líderes já presentes estão o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da Argentina, Javier Milei. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acompanhado da primeira-dama Melania Trump, também compareceu.
Além deles, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, marcaram presença na cerimônia. O ex-presidente norte-americano Joe Biden, o rei Carl XVI Gustaf e a rainha Silvia da Suécia, bem como o príncipe herdeiro Haakon e a princesa Mette-Marit da Noruega, também já chegaram ao local.
A chefe de governo da Áustria, Christian Stocker, e o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, estão entre as demais autoridades que acompanham o evento.
De acordo com informações divulgadas na quinta-feira (24) pelo Vaticano, 166 delegações, representando países e organizações internacionais, participam do funeral. Estão presentes mais de 50 chefes de Estado e dez monarcas.
Entre os representantes das Américas estão:
Estados Unidos: presidente Donald Trump e a primeira-dama Melania Trump.
Brasil: presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja.
Argentina: presidente Javier Milei, acompanhado da irmã Karina Milei e ministros, incluindo o chanceler Gerardo Werthein.
Honduras: presidente Xiomara Castro.
No continente europeu, destacam-se:
União Europeia: Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e António Costa, presidente do Conselho Europeu.
Espanha: rei Felipe VI e rainha Letícia.
Portugal: presidente Marcelo Rebelo de Sousa, primeiro-ministro Luís Montenegro e o presidente da Assembleia Nacional, José Pedro Aguiar Branco.
Reino Unido: príncipe William, representando o rei Charles III, e o primeiro-ministro Keir Starmer.
França: presidente Emmanuel Macron e ministros Jean-Noël Barrot e Bruno Retailleau.
Alemanha: presidente Frank-Walter Steinmeier e o chefe de governo Olaf Scholz.
Ucrânia: presidente Volodymyr Zelensky.
Bélgica: rei Philippe, rainha Mathilde e o primeiro-ministro Bart De Wever.
Suécia: rei Carl XVI Gustaf, rainha Silvia e o primeiro-ministro Ulf Kristersson.
Noruega: príncipe Haakon, princesa Mette-Marit e o chanceler Espen Barth Eide.
Outros representantes de destaque incluem a ministra da Cultura da Rússia, Olga Liubimova, enviada especial de Vladimir Putin, além de líderes da Polônia, Países Baixos, Áustria, Hungria, Croácia, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Lituânia, Letônia, Estônia, Moldávia, Kosovo, Bulgária, Grécia, Macedônia do Norte e Finlândia.
Da Ásia, o presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos, e a primeira-dama Liza Marcos, participam da cerimônia.
Entre as nações africanas, Cabo Verde está representado pelo presidente José Maria Neves, e a República Centro-Africana pelo presidente Faustin-Archange Touadéra.
A cerimônia, segundo o Vaticano, foi planejada para manter um caráter sóbrio, seguindo os desejos manifestados pelo próprio Papa Francisco em vida.