Um apagão elétrico deixou todas as regiões de Portugal sem energia nesta segunda-feira. A falha, que teria se originado na rede elétrica europeia, também afetou outros países.
De acordo com o ministro da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida, a possibilidade de um ciberataque como causa do apagão não está descartada.
— Sei que abrange vários países da Europa — Portugal, Espanha, França, Alemanha, e creio que também Marrocos. (…) É algo em grande escala e, pela sua dimensão, é compatível com um ciberataque. Mas esta informação ainda não foi confirmada — afirmou o ministro em entrevista à emissora RTP.
Além de Portugal, regiões da Alemanha, Bélgica, Espanha e França também registraram interrupções no fornecimento de energia. Problemas nas linhas telefônicas e lentidão na internet foram relatados.
A falha no sistema começou por volta das 11h30 (horário local) e, até o momento, o fornecimento ainda não foi totalmente restabelecido. A empresa de energia E-Redes informou que o problema teve origem na rede elétrica europeia, impactando o abastecimento em Portugal e nos demais países afetados.
Em Lisboa, a administração do metrô comunicou a interrupção da circulação, e houve relatos de passageiros presos nos vagões. Algumas escolas continuaram funcionando com luz natural ou usando geradores. Alunos relataram que, sem acesso a projetores e equipamentos eletrônicos, as aulas seguiram de forma tradicional, utilizando quadro e canetas.