SEÇÕES

Membro do Hezbollah é morto após ataque de Israel no Líbano; veja o vídeo

Imagens mostram o momento da explosão de um carro em uma rua do sul do Líbano; Exército israelense confirma autoria e diz que alvo era um “elemento terrorista”.

Carro destruído após ataque de drone israelense | Foto: Reuters
Siga-nos no

Um ataque de Israel deixou duas pessoas mortas no sul do Líbano nesta segunda-feira (6). De acordo com as autoridades libanesas, a ação, conduzida por um drone israelense, teve como alvo um membro do grupo Hezbollah. O episódio marca mais um capítulo da escalada de tensões na fronteira entre os dois países, que se intensificou nos últimos meses.

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que uma mulher se aproxima de um carro estacionado, entra no veículo e, instantes depois, uma explosão destrói o automóvel. O impacto atinge também outro carro que passava pelo local, e a motorista corre em meio aos destroços, assustada com a força da explosão.

VEJA O MOMENTO DA EXPLOSÃO:

Casal morre em ataque com drone

Segundo informações da agência estatal libanesa NNA, o ataque matou o casal que estava dentro do veículo. A mulher, que dirigia, e seu marido, identificado como Hassan Ali Jamil Atwi, morreram na hora. O Ministério da Saúde do Líbano confirmou as mortes e afirmou que equipes de emergência foram enviadas imediatamente ao local.

Nas redes sociais, o porta-voz do Exército israelense, Avichay Andraee, assumiu a autoria do ataque e afirmou que o alvo era Atwi, descrito como “um elemento terrorista central na unidade de defesa aérea do Hezbollah”. Segundo Andraee, o grupo representava “uma ameaça direta à segurança de Israel” e vinha “planejando operações hostis na fronteira norte”.

Avichay Andraee, porta-voz do exército de Israel - Foto: Reprodução

Escalada de ataques recentes

Há cerca de duas semanas, outro ataque semelhante realizado por Israel matou cinco pessoas, incluindo três crianças, na cidade de Bint Jbeil, também no sul do Líbano. Desde a trégua intermediada pelos Estados Unidos entre Israel e Líbano, em novembro, os ataques têm ocorrido de forma recorrente, principalmente contra alvos ligados ao Hezbollah.

O grupo xiita, que conta com apoio do Irã, é considerado um dos principais inimigos de Israel na região. A pressão internacional para que o Hezbollah seja desarmado tem aumentado, sobretudo por parte dos Estados Unidos, da Arábia Saudita e de grupos políticos libaneses rivais. Enquanto isso, a população civil continua a enfrentar os impactos da instabilidade e da violência que se arrasta há mais de um ano na fronteira sul do país.

Membros do Hezbollah - Foto: Getty Images 

Tópicos
Carregue mais
Veja Também