A Marinha do Sri Lanka salvou um elefante em apuros em alto-mar, depois de entrar na água e ser arrastado por uma corrente marítima, anunciou nesta quarta-feira o porta-voz das forças navais, Chaminda Walakuluge, que considerou a operação um "milagre".
Os marinheiros demoraram 12 horas para resgatar o paquiderme, que lutava para se manter na superfície a oito quilômetros da costa da ilha do oceano Índico. Nas fotos divulgadas, é possível ver a tromba do animal fora d'água na busca por ar.
Os socorristas, auxiliados por ecologistas, aproximaram-se do mamífero e o amarraram para, em seguida, rebocá-lo e levá-lo à praia onde ele foi solto na terça-feira à noite.
De acordo com Walakuluge, a corrente provavelmente arrastou o elefante quando ele cruzava a lagoa Kokkilai, no nordeste do Sri Lanka, uma grande extensão de água localizada entre duas áreas de floresta.
"Geralmente eles se banham em águas rasas e até mesmo nadam para tomar atalhos", explicou o porta-voz Walakuluge. "Foi um final feliz milagroso para o elefante".