SEÇÕES

Maduro participa de audiência e se diz inocente de acusações de narcotráfico

Maduro e sua esposa, Cilia Flores, foram capturadas pelo Exército dos EUA em operação em Caracas no sábado

Nicolás Maduro sendo escoltado por policiais nos EUA | Foto: Reprodução/X/RJRebelion
Siga-nos no

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou-se inocente nesta segunda-feira (5) diante da Justiça dos Estados Unidos. “Eu sou inocente. Eu sou um homem decente. Eu sou um presidente”, afirmou.

Capturado pelos Estados Unidos no sábado (3), em Caracas, Maduro negou todas as acusações que enfrenta na Justiça norte-americana.

CRIMES IMPUTADOS A MADURO

Maduro responde por quatro acusações criminais nos EUA:

  • Narcoterrorismo;

  • Conspiração para o tráfico de cocaína;

  • Posse de armas e explosivos;

  • Conspiração para posse de armas e explosivos.

PRIMEIRA AUDIÊNCIA EM NOVA YORK

O presidente venezuelano compareceu a um tribunal federal em Nova York, onde participou da primeira audiência, momento em que ouviu formalmente as acusações. Ele estava algemado e acompanhado da esposa, Cilia Flores. 

CAPTURA E TRANSFERÊNCIA PARA OS EUA

Maduro e Cilia foram capturados pelo Exército norte-americano durante uma operação militar realizada na madrugada de sábado, em Caracas. Após a ação, foram levados ao Centro de Detenção Metropolitano (MDC), no Brooklyn, em Nova York.

NOVA ACUSAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE JUSTIÇA

Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, o casal será formalmente acusado por:

  • Conspiração para narcoterrorismo;

  • Conspiração para tráfico de cocaína;

  • Posse de metralhadoras e dispositivos explosivos;

  • Conspiração para posse de armas destinadas ao narcotráfico.

ACUSAÇÃO ENVOLVE O “CARTEL DE LOS SOLES”

Maduro e Cilia Flores enfrentarão a Justiça sob a acusação de que ele seria o chefe do “Cartel de los Soles”, organização criminosa acusada de traficar drogas da América do Sul para os EUA e de desestabilizar a sociedade norte-americana. Segundo o The New York Times, Cilia Flores também é acusada no processo.

GRUPO CLASSIFICADO COMO TERRORISTA

A Casa Branca classificou organizações de tráfico de drogas como organizações terroristas, colocando o Cartel de los Soles na mira do aparato militar dos EUA. No entanto, pesquisadores contestam as conclusões do governo americano.

O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS

Especialistas afirmam que Maduro não seria o chefe direto da organização, que funcionaria como uma “rede de redes”, sem hierarquia definida, reunindo militares e setores políticos. Ainda assim, há indícios de que o presidente venezuelano seja um dos principais beneficiários de uma “governança criminal híbrida”, modelo que teria ajudado a consolidar no país.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também