SEÇÕES

Maduro fará a primeira aparição em juízo nesta segunda-feira (5) em Nova York

A sessão acontece dois dias após a prisão do líder venezuelano, ocorrida no sábado (3)

Maduro comparece à justiça dos EUA após prisão por narcoterrorismo | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, deve comparecer nesta segunda-feira (5) a uma audiência na Justiça dos Estados Unidos, no tribunal federal de Manhattan, em Nova York. A sessão acontece dois dias após a prisão do líder venezuelano, ocorrida no sábado (3), durante uma operação militar realizada por forças americanas em território venezuelano. Após a captura, ele foi levado para os Estados Unidos.

Esta será a primeira vez que Maduro se apresenta formalmente diante da Justiça americana para responder às acusações. O indiciamento contra ele foi apresentado pelo Ministério Público dos Estados Unidos em 2020.

Foto de Maduro capturado, preso e vendado com uma garrafa d"água. (Foto: Divulgação / Donald Trump / Truth (Rede Social) 

Maduro responde por acusações de narcoterrorismo, conspiração para o envio de cocaína aos Estados Unidos e crimes relacionados ao uso e à posse de armas de uso restrito, como metralhadoras e dispositivos explosivos.

 A PRISÃO

Atualmente, o presidente venezuelano está detido no Metropolitan Detention Center, no Brooklyn, um presídio federal que abriga presos de grande repercussão internacional e é alvo de críticas por suas condições de funcionamento. A audiência marca o início formal de uma nova fase do processo criminal que tramita no Distrito Sul de Nova York.

Acusações de tráfico internacional

De acordo com os documentos do processo, Nicolás Maduro é acusado de chefiar, desde o fim da década de 1990, um esquema de tráfico internacional de drogas. As investigações apontam que estruturas do Estado venezuelano teriam sido usadas para facilitar o envio de entorpecentes e dar apoio a grupos considerados terroristas pelos Estados Unidos.

Entre as organizações citadas estão as Farc, o Exército de Libertação Nacional (ELN), o Cartel de Sinaloa, os Zetas, também conhecidos como Cartel del Noreste, e o grupo criminoso Tren de Aragua.

Segundo a acusação, Maduro teria participado de uma conspiração para distribuir grandes quantidades de cocaína, sabendo que os recursos obtidos seriam destinados a essas organizações. Ele também é acusado de planejar a produção e a entrada ilegal da droga em território americano.

Outras acusações apontam o uso e a posse de armas de uso restrito e dispositivos explosivos como forma de garantir a segurança e o funcionamento das atividades ligadas ao tráfico.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também