O secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit, considerou nesta quarta-feira (12) "inaceitável para o mundo árabe" deslocar palestinos de seu território para outros países, em referência à ideia proposta pelo presidente dos Estados Unidos (EUA) Donald Trump.
inaceitável para o mundo árabe
Durante a cúpula de governos em Dubai, quando questionado sobre a insistência do presidente norte-americano em retirar da Faixa de Gaza seus habitantes, Aboul Gheit disse:
Nós, árabes, lutamos contra essa ideia durante 100 anos e não estamos prontos para nos render agora. Isto é inaceitável para o mundo árabe.
Aboul Gheit confirmou a realização de uma reunião de emergência sobre a questão palestina no Egito, no dia 27 de fevereiro, afirmando que os países árabes têm duas semanas para encontrar uma posição em comum sobre o assunto.
solução de dois estados
Os países árabes rejeitaram veementemente a proposta de Donald Trump, insistindo no objetivo de uma solução de dois Estados para o conflito entre Israel e a Palestina, com um Estado independente ao lado de Israel.