Líderes da União Europeia aprovam acordo sobre Brexit em Bruxelas

Bloco quer relação 'o mais estreita possível' com Reino Unido.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Líderes da União Europeia decidiram neste domingo (25) aprovar um acordo sobre a saída da Grã-Bretanha do bloco no próximo ano. É uma decisão histórica, que inicia o processo de ratificação da primeira saída de um país do projeto europeu.

O Brexit é tema de uma cúpula em Bruxelas para endossar o acordo de retirada, que fixa os termos para o divórcio da Inglaterra, em março do ano que vem.

O documento de 585 páginas, 185 artigos e três protocolos inclui questões como os direitos dos cidadãos europeus no Reino Unido e vice-versa, a conta de 39 bilhões de libras que Londres deve pagar e a solução para evitar uma fronteira com vigilância policial na ilha da Irlanda.

Eles também devem assinar um documento de 26 páginas descrevendo seus objetivos para futuras relações depois da saída da Grã-Bretanha.

"A UE27 respaldou o Acordo de Retirada e a Declaração Política sobre a futura relação entre as partes", tuitou o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, cerca de meia hora após o início da reunião.

A UE deseja uma relação comercial, política e de segurança "o mais estreita possível" com o Reino Unido após o Brexit, segundo as conclusões da cúpula.

O acordo ainda precisa ser ratificado pelos parlamentos Britânico - um risco para May - e o Europeu. Essas análises devem acontecer em dezembro e janeiro, respectivamente.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES