O aiatolá Khamenei declarou neste domingo que "o inimigo sionista cometeu um grande erro e deve ser punido", em sua primeira manifestação após o ataque dos Estados Unidos a três instalações nucleares no Irã — embora não tenha citado diretamente os norte-americanos.
O inimigo sionista cometeu um grande erro, cometeu um grande crime; deve ser punido — e está sendo punido. Está sendo punido neste exato momento, publicou Khamenei em sua conta na rede social X.
EMBAIXADOR DO IRÃ NA ONU
Mais cedo, o embaixador do Irã na ONU disse que as forças armadas iranianas vão decidir a escala da reposta aos ataques americanos.
Amir-Saeid Iravani declarou: “Mais uma vez, o criminoso de guerra procurado internacionalmente [o primeiro-ministro israelense Benjamin] Netanyahu conseguiu sequestrar a política externa dos EUA, arrastando os Estados Unidos para mais uma guerra custosa e sem fundamento.”
Ele acusou os Estados Unidos de, “mais uma vez, agirem de forma imprudente” ao “sacrificar sua própria segurança para proteger Netanyahu” e reafirmou que o Irã tem o “direito legítimo” de se defender diante de agressões.
O Irã também rejeitou a “oferta de diplomacia” nas negociações nucleares, classificando-a como uma “política para enganar a comunidade internacional”.