O cardeal Robert Francis Prevost foi eleito novo papa e adotará o nome Leão XIV. Sua escolha foi anunciada cerca de uma hora após a fumaça branca surgir na Capela Sistina, e ele surgiu na sacada da Basílica de São Pedro pouco depois.
"Quero que essa saudação de paz entre no coração de vocês, a todas as pessoas", disse Leão, em sua primeira saudação. "Deus ama a todos, e o mal não prevalecerá."
No início de seu discurso, ele prestou homenagem ao papa Francisco, agradecendo ao antecessor e afirmando que deseja "seguir com sua bênção".
"Sou um filho de Santo Agostinho. Um agostiniano", afirmou, indicando um possível caminho para seu papado.
Durante seu discurso, Prevost alternou do italiano para o espanhol para agradecer pelo episcopado em Chiclayo, no Peru, onde passou grande parte de sua carreira eclesiástica. Ele entrou para a ordem dos agostinianos em 1985, no Peru, uma ordem mendicante como os franciscanos e dominicanos.
Ao final de sua primeira mensagem aos fiéis na Praça São Pedro, Prevost rezou a Ave Maria. Escolhido por 89 dos 133 cardeais, ou dois terços dos eleitores do conclave, ele sucederá o papa Francisco na Cátedra de São Pedro.
VEJA A ÍNTEGRA DO DISCURSO
A paz esteja com todos vocês!
Irmãos e irmãos, caríssimos. Esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado, um bom pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Eu também gostaria que esta saudação de paz entrasse no coração de vocês, alcançasse a família de vocês e todas as pessoas, onde quer que elas estejam, todos os povos, toda a Terra. Que a paz esteja com vocês.
Esta é a paz de Cristo ressuscitado. Uma paz desarmada e uma paz desarmante, humilde e perseverante, que provém de Deus, Deus que nos ama a todos, incondicionalmente. Guardamos ainda nos nossos ouvidos aquela voz fraca mas sempre corajosa do papa Francisco que nos abençoava Roma. O papa que abençoava Roma e dava sua bênção para todo mundo naquela manhã do dia de Páscoa. Permito-me dar prosseguimento àquela mesma bênção. Deus nos ama e Deus ama todos vocês. O mal não irá prevalecer. Estamos todos na mão de Deus.
Portanto, sem medo, juntos, de mãos dadas com Deus e uns com os outros, prossigamos. Somos discípulos de Cristo. Cristo nos precede. O mundo precisa da Sua luz. A humanidade precisa Dele como a ponte para ser alcançada por Deus e por seu amor. Nos ajudem também, uns aos outros, a construir pontes, com diálogos, com encontro, em um único povo,sempre em paz. Obrigado, papa Francisco.
[Fala em espanhol]
Se me permitem também dizer algumas palavras a todos aqueles a todos, em especial a minha querida diocese de Chiclayo, no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo, compartilhando sua fé, e deu tanto para continuar sendo uma Igreja fiel a Jesus Cristo.
[Volta a falar em italiano]
A todos vocês, irmãos e irmãs de Roma, da Itália e de todo o mundo, queremos ser uma Igreja sinodal. Uma Igreja que avança, que busca sempre a paz, busca sempre a caridade, busca sempre estar próxima, principalmente daqueles que sofrem.
Hoje, o dia da súplica para a Madonna de Pompeia, nossa Mãe, Maria, quer sempre caminhar conosco, estar próxima, e nos ajudar com sua intercessão e seu amor. Gostaria de rezar junto de vocês, vamos rezar juntos por essa nova missão de toda a Igreja e a paz no mundo, pedindo graças à Maria, nossa Mãe.
[Reza Ave Maria]