O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, pediu que seu exército esteja preparado "para uma guerra real", durante uma competição de tiro de unidades de artilharia, informou a imprensa estatal nesta quinta-feira. A declaração ocorre após o país enviar soldados e armamentos para apoiar a Rússia na ofensiva contra a Ucrânia, que já dura mais de três anos.
Imagens divulgadas pela Televisão Central da Coreia mostram soldados disparando projéteis ao mar, enquanto Kim observava a cena com binóculos, acompanhado por dois oficiais, em local não revelado onde a competição foi realizada na quarta-feira.
Segundo a agência KCNA, Kim exortou as tropas a estarem prontas "para uma guerra real a qualquer momento" e capazes de "destruir o inimigo em cada batalha". Agências de inteligência da Coreia do Sul e do Ocidente afirmam que, no ano passado, Pyongyang enviou mais de 10 mil soldados à região russa de Kursk, além de projéteis, mísseis e sistemas de foguetes de longo alcance.
Fontes sul-coreanas estimam que cerca de 600 soldados norte-coreanos morreram e milhares ficaram feridos combatendo pela Rússia. Em 2024, Coreia do Norte e Rússia assinaram um acordo militar com cláusula de defesa mútua, durante uma rara visita do presidente russo Vladimir Putin a Pyongyang, apesar das duras sanções internacionais contra ambos os países.