SEÇÕES

Justiça da Argentina anula julgamento de médicos acusados pela morte de Maradona

Justiça da Argentina anula julgamento de profissionais de saúde acusados na morte de Maradona após juíza participar de documentário sobre o caso. Entenda!

Justiça da Argentina anula julgamento de médicos acusados pela morte de Maradona | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A Justiça da Argentina decidiu, nesta quinta-feira (29), anular o julgamento dos profissionais de saúde acusados de envolvimento na morte do ex-jogador Diego Maradona.

A decisão foi motivada pela revelação de que a juíza responsável pelo caso, Julieta Makintach, participou de um documentário não autorizado sobre o processo. Um trailer da série, intitulada Justicia Divina, foi divulgado recentemente e mostra a juíza entrando na sala do tribunal. Além disso, roteiros do projeto foram apresentados durante uma audiência nesta semana, conforme informou a agência AFP.

Makintach declarou que o material era bruto e fazia parte de uma entrevista informal concedida a um amigo. Ainda assim, tanto a Promotoria quanto os advogados das partes envolvidas — inclusive a maioria da defesa — solicitaram a anulação do julgamento.

Quem eram os réus

Sete profissionais de saúde estavam no banco dos réus, acusados de negligência médica e respondendo por homicídio simples com dolo eventual. Um laudo médico independente, divulgado em 2021, apontou que Maradona teria morrido "abandonado à própria sorte".

Entre os acusados estavam o neurocirurgião Leopoldo Luque — médico pessoal de Maradona —, além de um clínico geral, uma psiquiatra, um psicólogo, uma coordenadora do plano de saúde, um coordenador de enfermagem e um enfermeiro. Todos negam envolvimento e alegam inocência.

As penas, em caso de condenação, poderiam variar de 8 a 25 anos de prisão. Uma oitava profissional, também enfermeira, responde separadamente, e ainda não foi confirmado se a anulação afeta seu julgamento.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também