Jovem faz selfie ao lado de corpo de amigo e família se revolta

Ela levantou lençol, fez selfie e ainda postou em seu facebook

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

 A  jovem Gemma William, 22 anos, postou um selfie em seu facebook com seu amigo, o músico, produtor e DJ Michael Dene Ray, 21 anos, que ela tirou em seu velório. A família do rapaz ficou revoltada com o post.

A britânica tirou a foto quando foi ao velório do amigo. Ela fez a foto, sem autorização da família,  após levantar o lençol que cobria o corpo do jovem. Ninguém, notou.  A família de Michael começou a lutar para que Gemma tirasse a imagem do Facebook.

O caso ocorreu no final do ano passado e voltou a ser notícia após a família de Michael descobrir que a mesma foto foi utilizada em uma festa para lembrar o aniversário de Michael, em 4 de junho.  Estava estampada na camisa de um amigo e mais uma vez postada nas redes social.

Michael foi achado sem vida na sua casa em Chadwell St Mary, em Essex, no sul do Reino Unido. Médicos constaram que o motivo do óbito foi suicídio. A causa não foi divulgada.

Gemma foi ao velório dele levando uma "pulseira da amizade". Como ela disse no Facebook, queria prestar uma homenagem a ele. Ela então levantou o lençol que cobria o corpo de Michael, no caixão aberto, puxou o braço dele, colocou a tal pulseira, igual à que ela estava usando, no pulso dele e fez a imagem polêmica com as duas mãos juntas. A foto foi postada em seguida na conta dela no Facebook.

A família do DJ e músico ficou indignada com a foto publicada, e compartilhada, no Facebook. A irmã dele, Charley-Anne Semple, de 25 anos, revelou que todos ficaram "horrorizados" ao ver a selfie feita no velório de Michael.

Gemma ficou sabendo que tinha deixado a família do amigo em choque, mas não retirou a foto do ar. Justificou-se: "Queria que minha homenagem, feita com a pulseira, fosse enterrada com Michael. Foi algo digno. Uma atitude de quem gostava muito de uma pessoa que partiu prematuramente".

A explicação não acalmou a família, que pediu para que a imagem fosse ao menos retirada da internet. Depois de pedidos insistentes da irmã de Michael, Gemma retirou a imagem do velório do irmão do ar semanas após a morte dele.  

Soube, no entanto, que a imagem, que ainda circula pela internet, foi usada não somente em uma, mas em várias camisetas para homenagear Michael, numa festa para lembrar o aniversário dele.

Charley-Anne não achou uma ideia exatamente tocante e declarou, em entrevista ao jornal Daily Mail: "Isso foi um desrespeito. Como podem homenagear o meu irmão com uma imagem que provocou tanta perplexidade e revolta na família dele? Lembrando que foi feita sem nosso consentimento, num momento doloroso, terrível, para todos os nós. E todos esses amigos estavam chorando no velório e no enterro dele".

A irmã de Michael começou então uma campanha pela internet para limitar ou proibir fotos não-autorizadas em funerais.

"Todo o mundo sabe que é um momento para a família e os amigos prestarem sua última homenagem, não para alguém se promover", disse a irmã do DJ.

A foto da pulseira nas mãos de Gemma e Michael no velório chegou a ser postada no próprio Facebook dele. "Não sabemos quem colocou lá e isso deixou nossa família ainda mais perturbada e traumatizada. Foi uma morte súbita, que deixou todos devastados. Esse episódio potencializou a tragédia e o sofrimento", diz a irmã.

"Meus pais ficaram com o coração partido. Não podiam acreditar que tudo aquilo pudesse estar acontecendo", conta Charley-Anne.

— Meu irmão estava passando por uma fase terrível de depressão e não queremos comentar os motivos. Sempre amou a família e certamente não iria gostar de ver pais e parentes sofrendo ainda mais por causa dessa foto sem autorização.

Charley-Anne, mãe de dois filhos e casada com Danny, de 26 anos, disse que os episódios da foto postada e das camisetas só "deixou todos ainda mais tristes".

"Meus pais, que ainda têm dificuldades de lidar com o luto, sentiram-se novamente desrespeitados. Não se trata de homenagem. É algo doentio e estarrecedor. É uma hora dolorosa, e muito particular. Michael era uma pessoa amada e querida. Não podem simplesmente lamentar a morte dele?"

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES