SEÇÕES

Israel e mídia do Irã confirmam início do cessar-fogo negociado por Donald Trump

Momentos antes do cessar-fogo, ataques em Israel mataram ao menos 4 pessoas e 9 morreram no Irã. Donald Trump havia anunciado a pausa do conflito na noite desta segunda (23).

Netanyahu, Trump, Khamenei | Foto: Reprodução/g1
Siga-nos no

O cessar-fogo entre Israel e Irã entrou em vigor na madrugada desta terça-feira (24), no horário de Brasília — manhã no horário local —, conforme anunciou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Pouco antes, a imprensa iraniana noticiou que o país havia realizado seus últimos ataques antes do início da trégua. 

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou que aceitou o cessar-fogo, afirmando que o país já alcançou seus objetivos de "eliminar a ameaça nuclear e de mísseis balísticos do Irã". "Israel vai responder fortemente a quaisquer violações do cessar-fogo", afirmou. 

Um porta-voz do exército israelense confirmou que o cessar-fogo teve início nesta terça-feira (24), mas alertou que "o risco ainda não está totalmente afastado". "O exército permanece em alerta", disse. "A força aérea segue pronta para remover ameaças".

O porta-voz também informou que, por enquanto, não houve mudanças nas restrições de segurança impostas à população.

Segundo a agência de notícias Reuters, os veículos iranianos SNN e Press TV confirmaram o início da trégua. “Cessar-fogo tem início após quatro ondas de ataques em territórios ocupados por Israel”, destacou a Press TV.

Ao anunciar a trégua, o republicano disse que os ataques cessariam em cerca de seis horas, após a conclusão das "missões finais".

ANTES DA TRÉGUA

Antes do cessar-fogo, o Irã lançou ao menos cinco ataques contra Israel, segundo as Forças Armadas israelenses. Quatro pessoas morreram e doze ficaram feridas na região de Beersheva. Em Teerã, explosões foram ouvidas por volta das 3h locais, acompanhadas por aviões militares sobrevoando a cidade.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também