As autoridades iranianas libertaram nesta terça-feira (14) a turista norte-americana Sarah Shourd, que havia sido presa em julho de 2009 com dois companheiros, acusados de espionagem.
A informação foi divulgada pelo canal de TV iraniano Press TV e pela rede americana NBC, e confirmada por Masoud Shafie, advogada da americana.
Ela deve seguir para a Embaixada da Suíça em Teerã, segundo ele.
Como Irã e Estados Unidos não mantêm relações diplomáticas, a Suíça representa os interesses de Washington em Teerã.
Autoridades afirmaram na semana passada que Sarah Shourd seria libertada no sábado, mas a Justiça iraniana suspendeu a liberação no último momento, dizendo que o processo legal não havia sido completado.
O promotor de Teerã, Abbas Jafari Dolatabadi, disse que Shourd seria autorizada a deixar o Irã depois que a fiança de 500 mil dólares for paga. Não há confirmação se houve o pagamento.
Os americanos Shane Bauer, Sarah Shourd e Josh Fattal em fotos de 20 de maio.Os americanos Shane Bauer, Sarah Shourd e Josh Fattal em fotos de 20 de maio. (Foto: AFP Photo)
Shourd e os também norte-americanos Shane Bauer e Josh Fattal foram presos perto da fronteira do Irã com o Iraque em julho de 2009.
O Irã alega ter evidências de que eles têm ligação com os serviços de inteligência estrangeiros. A família dos norte-americanos diz que eles estavam apenas em num passeio pelas montanhas no norte do Iraque quando foram presos.