O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, ícone da luta pela igualdade racial, completa 95 anos nesta quinta-feira (18), hospitalizado há mais de um mês em Pretória, onde se trata de uma infecção pulmonar.
"Madiba continua hospitalizado em Pretória, mas seus médicos confirmaram que sua saúde melhora regularmente", declarou o governo em um comunicado, utilizando o nome do clã de Mandela.
O presidente Jacob Zuma desejou a Mandela um feliz aniversário de 95 anos.
"Estamos orgulhosos de chamar este ídolo internacional de nosso e como sul-africanos desejamos uma boa saúde a ele", disse o presidente em um comunicado. "Agradecemos ao nosso povo por seu apoio a Madiba durante sua hospitalização com eterno amor e misericórdia", acrescentou.
Zindzi Mandela, filha do herói da luta anti-apartheid, disse que seu pai está ganhando força para ir para casa "em breve".
Mandela está internado em um hospital em Pretória, na África do Sul, desde o dia 8 de junho por causa de uma infecção pulmonar.
Obama
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a mulher, Michelle, parabenizaram Mandela pelo seu 95º aniversário e pediram "às pessoas de todas as partes" que honrem o líder em seu Dia Internacional, celebrado nesta quinta, utilizando seu legado como inspiração, segundo a agência EFE.
Obama
"Em nome de nossa família e do povo dos Estados Unidos, Michelle e eu estendemos nossos melhores desejos e orações a Nelson Mandela pela ocasião de seu aniversário número 95, assim como a (sua esposa) Graça Machel, a família Mandela, o governo e as pessoas da África do Sul, por ocasião do quinto Dia Internacional Nelson Mandela", afirmou Obama em comunicado.
O líder confessou que sua família ainda se encontra comovida pela recente visita que realizou à cela onde Mandela esteve preso na Ilha de Robben e ressaltou que o ex-presidente sul-africano "sempre será exemplo de fortaleza e inspiração por seu valor moral, bondade e humildade".
"Neste Dia Internacional de Nelson Mandela, as pessoas de todas as partes têm oportunidade de homenagear Madiba - como o líder sul-africano é conhecido em seu país - através de atos individuais e coletivos com seus serviços", acrescentou o presidente.
Além disso, Obama pediu que a vida do líder sul-africano e "seu firme compromisso com a igualdade, a reconciliação e a dignidade humana continuem sendo um farol para cada geração futura em sua busca de um mundo mais justo e próspero".
O aniversário do antigo estadista é celebrado desta forma desde que a ONU declarou a data como Dia Internacional de Nelson Mandelaem em 2009. A Fundação Mandela e o governo da África do Sul esperam que esta edição seja a maior de todas, já que coincide com a delicada situação do ex-presidente.
No entanto, as autoridades sul-africanas e a família de Madiba ressaltaram que o Dia Internacional de Mandela deve ser celebrado com entusiasmo, já que Mandela segue com vida, e não com tristeza por causa de sua doença.