Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão

Aproximadamente 11 mil pessoas foram evacuadas de regiões vulneráveis após erupção de vulcão na Indonésia

Vulcão Ruang, na Indonésia, entrou em erupção na terça-feira (16) | AFP Photo/Centro de Vulcanologia e mitigação de riscos geológicos/PVMBK
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A erupção de um vulcão na Indonésia fez o governo local emitir, na noite de quarta-feira (17), um alerta de tsunami. Também foi declarado um aumento no nível de alerta de atividades vulcânicas para o Monte Ruang.Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram relâmpagos roxos e uma nuvem de cinzas que atingiu quase 3 km de altura sobre o vulcão. 

O QUE ACONTECEU: A montanha teve pelo menos cinco grandes erupções em apenas um dia, levando as autoridades a temerem deslizamentos de terra no mar que poderiam desencadear um tsunami, similar ao ocorrido em 1871. 

Em 2018, a erupção do vulcão Anak Krakatoa também resultou em um tsunami, causando mortes e ferimentos ao longo das costas de Sumatra e Java. Como precaução, aproximadamente 11 mil pessoas foram evacuadas de áreas de risco.

COMUNICADO A TURISTAS: O governo aconselhou moradores e turistas a manterem uma distância mínima de 6 km do vulcão. Localizado em uma ilha remota ao norte da Indonésia, o Monte Ruang teve seu alerta de atividade aumentado após dois terremotos recentes. 

Existe uma constante ameaça sísmica e vulcânica no país devido à sua posição no Anel de Fogo do Pacífico, onde existem cerca de 120 vulcões ativos.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES