O número de peregrinos hindus mortos após o tumulto ocorrido no sul da Índia na sexta-feira chegou a 102, fora pelo menos outras 50 pessoas feridas, informou uma fonte oficial neste sábado. "Recuperamos todos os cadáveres nos trabalhos de resgate realizados durante a madrugada, apesar do forte nevoeiro e de ser uma zona montanhosa remota", explicou à agência indiana PTI Jacob Punoose, diretor-geral da Polícia de Kerala, Estado onde aconteceu a tumulto.
A tragédia ocorreu na noite de sexta-feira na zona florestal da região de Pulmedu, situada a poucos km do templo hindu de Sabarimala, que recebera milhares de fieis em uma das peregrinações mais importantes da Índia. Os peregrinos, muitos deles de regiões vizinhas, haviam observado desde uma colina a estrela de Makar Jyoti, algo que segundo a crença religiosa indica boa sorte, e estavam iniciando o retorno para suas casas quando um veículo Off-Road surgiu entre a multidão em uma trilha estreita, provocando o enorme tumulto.
Tanto o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, como a presidente, Pratibha Patil, expressaram suas condolências pela tragédia e anunciaram compensações financeiras para as vítimas.
Segundo a agência Ians, uma equipe de 60 médicos se deslocou para o local para realizar as autópsias dos fiéis mortos, enquanto muitas pessoas tentam identificar seus familiares.