Um elefante no sáfari Kerala Farm, um centro turístico no sul da Índia, matou seu treinador na última quinta-feira após ser agredido com uma vara de bambu. O animal, que se chama Lakshmi e pesa cerca de uma tonelada, derrubou o treinador antes de pisoteá-lo.
Imagens capturadas por turistas mostram o treinador batendo nas pernas de Lakshmi e dando comandos, aparentemente para posicioná-la para um passeio. Avaliações online do local já indicavam maus-tratos aos animais, com turistas relatando elefantes exaustos de carregar pessoas por longas horas.
[ATENÇÃO, O VÍDEO A SEGUIR CONTÉM IMAGENS FORTES!]
CONDIÇÕES PRECÁRIAS E HISTÓRICO DE ABUSO REVELADOS
O elefante Lakshmi, que também faz parte do documentário "Deuses Acorrentados", já foi vítima de espancamentos por seu treinador por comer vegetais, o que a deixou cega de um olho. Além disso, o Kerala Farm não possui a certificação necessária para animais utilizados em atividades de entretenimento, e as autoridades confirmaram que o local foi fechado para investigação e para garantir o bem-estar dos animais.
As autoridades indianas abriram um inquérito para apurar as circunstâncias da morte do treinador e as condições dos animais no local. Uma investigação foi aberta contra o parque, que foi fechado após pedido urgente do Departamento Florestal. De acordo com informações, AH Jalaludin era o dono do elefante. No entanto, PK Raveendran é o responsável pela fazenda.
As autoridades alegaram que o encerramento do parque era necessário para garantir a segurança e o bem-estar dos elefantes. Além de possibilitar a investigação de quaisquer violações dos regulamentos relativos aos safáris de elefantes.