Um homem morreu ao ser sugado pelo motor de um avião na pista do Aeroporto Internacional Il Caravaggio, em Bérgamo, na Itália, nesta terça-feira (8). O incidente aconteceu enquanto a aeronave se preparava para decolar com destino a Milão, levando ao fechamento temporário do aeroporto para pousos e decolagens.
Um porta-voz do aeroporto confirmou a morte e informou que o homem não era passageiro nem fazia parte da equipe do terminal. O Aeroporto de Caravaggio é o terceiro mais movimentado da Itália, operando voos nacionais, internacionais e rotas de baixo custo para Milão.
Segundo a agência de notícias italiana Ansa, o homem teria invadido voluntariamente a área operacional do aeroporto com a intenção de tirar a própria vida, classificando o caso como um "incidente dramático". Ele ultrapassou os controles de segurança da pista, correu em direção a uma aeronave da companhia Volotea que se preparava para decolar e foi sugado pelo motor.
Conforme a Ansa, policiais viram a movimentação do homem, mas não conseguiram detê-lo a tempo. A polícia de Bérgamo ainda não se pronunciou.
O aeroporto confirmou o incidente, referindo-se a ele apenas como "um problema na pista de taxiamento". As operações foram suspensas entre 5h20 e 7h (horário de Brasília) e já foram retomadas. As autoridades investigam como o homem conseguiu ultrapassar o perímetro de segurança.