Um homem-bomba realizou um atentado suicida neste domingo (22) em uma igreja lotada na Síria, segundo a TV estatal e um observatório que monitora o conflito no país. A explosão aconteceu em Dweil’a, nos arredores de Damasco, durante uma oração na Igreja Mar Elias.
Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, organização de monitoramento da guerra com sede no Reino Unido, o atentado deixou pelo menos 20 mortos e 52 feridos, segundo apurou a agência de notícias Reuters com autoridades locais de saúde e segurança.
ATENTADO OCORRE EM MOMENTO DELICADO NO PAÍS
Este foi o primeiro atentado suicida desse tipo registrado na Síria em anos e ocorre em um momento delicado, enquanto o governo de Damasco — sob um regime islâmico de fato — tenta conquistar o apoio das minorias religiosas.
Com o presidente Ahmad al-Sharaa enfrentando dificuldades para exercer controle total sobre o país, aumentam os temores quanto à possível reativação de células extremistas em meio aos impactos ainda visíveis da guerra civil.
Equipes de segurança e resgate chegaram rapidamente ao local após a explosão. Em um vídeo nas redes sociais, uma testemunha relata que o agressor entrou na igreja, atirou contra os fiéis e, em seguida, acionou o colete explosivo.