A Holanda anunciou nesta segunda-feira (11) que, a partir de 9 de dezembro de 2024, fechará temporariamente sua fronteira terrestre com os países da União Europeia (UE) por um período de seis meses. A medida visa controlar fluxos migratórios e foi confirmada pela ministra da Migração, Marjolein Faber.
O fechamento afetará as fronteiras da Holanda com a Bélgica e a Alemanha, ambos países membros do Espaço Schengen, que permite a livre circulação de cidadãos e mercadorias entre os países da UE. Em situações excepcionais, os membros do Espaço Schengen têm autorização para implementar restrições de fronteira, como é o caso da Holanda.
REGRAS
Durante o período de fechamento, qualquer pessoa que deseje entrar na Holanda proveniente de outro país da União Europeia passará por controles de fronteira, incluindo controle de passaporte em alguns voos vindos de países da UE. Contudo, o governo holandês ainda não forneceu detalhes completos sobre quais voos serão afetados.
A decisão faz parte de um pacote de medidas migratórias mais amplo, aprovado em outubro de 2024, como parte da estratégia do governo do primeiro-ministro Dick Schoof para reduzir a imigração.
“Queremos tornar a Holanda o menos atraente possível”, disse a ministra da Migração, que é da extrema direita.
Este pacote inclui outras medidas polêmicas, como a proibição de entrada de acompanhantes de solicitantes de asilo e a declaração de algumas regiões da Síria como "seguras", o que dificultará a concessão de visto de refugiado a cidadãos sírios. O anúncio reflete um movimento crescente em vários países europeus, como França e Alemanha, que também estão adotando medidas de controle migratório mais rígidas para enfrentar o aumento da imigração.
Com informações do g1