Na manhã deste domingo (15/06), um helicóptero caiu na região montanhosa do Himalaia, no norte da Índia, deixando sete mortos. Segundo informações divulgadas por autoridades locais, a aeronave transportava peregrinos hindus entre o santuário de Kedarnath e a cidade de Guptkashi, no estado de Uttarakhand. Entre as vítimas estão cinco peregrinos, um integrante da administração do templo e o piloto.
O governo local suspendeu os serviços de helicóptero no Vale de Kedarnath por conta do mau tempo. Informações preliminares indicam que o acidente teria sido causado por condições climáticas adversas e baixa visibilidade devido à forte neblina. Além disso, o diretor-geral de informações, Bansidhar Tripathi, informou que, nas últimas semanas, foram registrados três pousos de emergência e dois acidentes na mesma rota.
Em publicação na rede X (antigo Twitter), o ministro-chefe do estado, Pushkar Singh Dhami, lamentou o ocorrido e anunciou que equipes de resgate já foram mobilizadas. Ele também determinou a abertura de uma investigação oficial sobre as causas do acidente. "Recebemos uma notícia muito triste sobre a queda de um helicóptero no distrito de Rudraprayag."