O Hamas entregou nesta quinta-feira (22) os corpos de quatro reféns israelenses, entre eles um bebê de 9 meses, sua mãe e seu irmão mais velho, sequestrados no ataque de 7 de outubro de 2023. As vítimas foram identificadas como Shiri Bibas, seus filhos Kfir, de 9 meses, e Ariel, de 4 anos, além de Oded Lifshitz, de 83 anos.
Os militantes do grupo terrorista alegam que os quatro reféns foram mortos junto com seus guardas em ataques aéreos israelenses. Os corpos foram entregues à Cruz Vermelha na Faixa de Gaza, que os transferiu para Israel, onde serão submetidos à identificação oficial por meio de testes de DNA.
Tragédia que comoveu Israel
A entrega dos corpos causou grande comoção em Israel. O presidente Isaac Herzog lamentou o trágico desfecho, declarando: "Nossos corações estão despedaçados. Peço perdão por não termos conseguido protegê-los naquele dia terrível e por não termos conseguido trazê-los de volta com vida."
Imagens divulgadas mostraram militantes do Hamas carregando caixões pretos sobre um palco decorado com faixas e cartazes, incluindo um que retratava o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, como um vampiro. Os caixões foram cobertos com lençóis brancos antes de serem enviados para Israel.
Em Tel Aviv, a praça onde os israelenses costumam acompanhar a libertação de reféns foi tomada por imagens da família Bibas e de Oded Lifshitz, incluindo vídeos antigos do pequeno Kfir sorrindo e fotos da família usando fantasias de Batman.