Uma década depois da invasão liderada pelos Estados Unidos no Iraque, o povo americano continua dividido sobre a guerra no país, com uma maioria que acredita ter sido um erro entrar no conflito, segundo uma pesquisa de opinião publicada esta segunda-feira (18).
A pesquisa da empresa Gallup, a primeira desde que as forças dos Estados Unidos se retiraram do Iraque em dezembro de 2011, mostrou que os americanos continuam divididos sobre a guerra, com 53% afirmando lamentar a decisão de invadir, enquanto 42% consideram que não foi um erro.
A consulta registrou poucas mudanças na opinião pública desde uma pesquisa realizada em 2009, e o firme apoio à decisão de invadir entre os que defendem o Partido Republicano do ex-presidente George W. Bush, que iniciou a guerra.
A oposição à guerra entre os americanos alcançou seu nível mais elevado em abril de 2008, quando 63% consideraram a invasão um erro.
Entre as pessoas que se identificaram ou se inclinaram ao Partido Republicano, 66% disseram que não era um erro ir à guerra. No entanto, entre os democratas, a grande maioria (73%) não estavam de acordo com ela.
A consulta da Gallup abarcou entrevistas por telefone com 1.022 adultos, realizadas entre 7 e 10 março. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.