O perfil oficial da Casa Branca publicou nesta terça-feira (18) um vídeo com operações de deportação de imigrantes ilegais, apresentado de forma irônica, no estilo 'ASMR'. O vídeo, de 41 segundos, produzido pela gestão do governo Trump, exibe imigrantes prestes a serem deportados, sendo revistados, algemados e conduzidos por agentes de segurança, que também são vistos separando algemas e controlando o fluxo dos prisioneiros.
Uma das últimas cenas mostra uma pessoa subindo as escadas para embarcar em uma aeronave com algemas nas pernas. Em nenhum momento, os prisioneiros são identificados.
O termo 'ASMR' refere-se a uma categoria de vídeos de entretenimento cujo nome é uma sigla para Autonomous Sensory Meridian Response (Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano, em português), e visa provocar sensações de relaxamento através de estímulos sonoros e visuais, como ruídos suaves e processos harmoniosos.
Desde o início do governo Trump, pelo menos 11 mil imigrantes ilegais foram presos, conforme um levantamento divulgado pela Casa Branca na última quarta-feira (12). Não há informações sobre quantos desses presos são brasileiros.
Os criadores e espectadores de vídeos 'ASMR' afirmam que eles ajudam a acalmar e até a combater a insônia. Embora esses vídeos sejam populares na internet, há pouca pesquisa científica que comprove a eficácia das técnicas utilizadas.