O candidato socialista ao governo espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba, reconheceu neste domingo (20) a derrota do Partido Socialista Trabalhador Espanhol (PSOE) nas eleições gerais da Espanha e parabenizou, pela vitória, o opositor Partido Popular (PP).
"Claramente perdemos as eleições", lamentou Rubalcaba na sede central do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), em Madri, após conhecer os resultados parciais das eleições.
Com 88,7% dos votos contados, o conservador Partido Popular venceu as eleições com 44,4% dos votos e 186 deputados, o que constitui uma ampla maioria absoluta, contra 28,6% dos votos e 110 deputados socialistas.
"Conversei com Mariano Rajoy para transmitir meus cumprimentos e lhe desejar sorte na importante responsabilidade que vai assumir" como futuro líder de governo, acrescentou Rubalcaba.
O ex-número dois do derrotado governo socialista espanhol, afirmou que como oposição, "vamos trabalhar com todas as forças para conseguir a recuperação da economia e do emprego".
A primeira pesquisa de boca de urna publicada neste domingo, na Espanha, confirma o favoritismo do Partido Popular (PP), de direita, nas eleições. A vitória leva Mariano Rajoy, que faz oposição ao atual presidente do governo José Luis Rodríguez Zapatero, ao principal cargo na política do país.
Segundo a pesquisa da TNS Demoscopia, publicada pela rede de televisão pública TVE, o PP obteve cerca de 43,5% dos votos, o que renderá entre 181 e 185 assentos na câmara dos deputados e garantirá a maioria absoluta no sistema parlamentarista espanhol.