Uma foto do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, ao lado do presidente da Assembleia Nacional coreana, Kim Jin-pyo, tem causado polêmica nos últimos dias. Isso porque o canadense, com seu 1,88 metros, posou para a foto ao lado da autoridade coreana com as pernas ligeiramente afastadas. Kim Jin-pyo, segundo a mídia local, tem cerca de 1,70 metros de altura, tendo quase 20 centímetros de diferença de altura em comparação a Justin Trudeau.
Trudeau esteve em Seul para celebrar o 60º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países e assinar acordos econômicos, antes de participar da reunião do G7, no Japão. Antes de fazer um discurso na Assembleia Nacional coreana, na última quarta-feira (17), o primeiro-ministro canadense posou para fotos com políticos locais.
Ao se cumprimentarem, Kim brincou com a diferença de altura entre os dois líderes, levantando-se na ponta dos pés. Trudeau, por sua vez, abaixou-se um pouco e abriu ligeiramente as pernas enquanto apertava a mão do sul-coreano, numa forma de diminuir a grande diferença de altura entre os dois. Essa cena inusitada foi registrada por fotógrafos e imprensa que estava no local e provocou risos entre os presentes.
Enquanto a imprensa coreana elogiou a atitude de Trudeau, no Canadá, críticas foram feitas. O canal Chosun, da Coreia, descreveu a cena como "emocionante" e a emissora YTN, também coreana, sugeriu que o primeiro-ministro canadense tem uma "mentalidade afetuosa". Já o jornal conservador canadense True North divulgou que Trudeau mais uma vez protagonizou o que eles chamaram de "momentos embaraçosos" no exterior.