Gaby Scanlon, a jovem de 18 anos que teve o estômago removido em cirurgia após tomar um coquetel que continha nitrogênio líquido, deverá levar uma "vida normal", assim que se recuperar totalmente da extração do órgão.
De acordo com a BBC, Gaby poderá comer e beber normalmente, mas em pequenas quantidades e, de preferência, alimentos com consistência mais mole. A inglesa de Lancashire também terá que evitar beber líquidos durante as refeições e ingerir suplementos vitamínicos para não ficar desnutrida.
Na remoção cirúrgica de todo o estômago (gastrectomia total), o esôfago é ligado diretamente ao intestino delgado.
A jovem estava em um pub com amigos comemorando o seu aniversário quando tomou o coquetel. Gaby passou mal logo após a ingestão, sentindo inicialmente dificuldade para respirar. Depois, vieram fortíssimas dores abdominais.
De acordo com os médicos, a inglesa só sobreviveu porque recebeu pronto atendimento. No hospital, ela foi diagnosticada com perfuração no estômago.
O nitrogênio líquido tem sido usado na culinária e na preparação de drinques por causa do efeito estético do vapor branco que ele produz.
John Ashton, diretor de Saúde Pública do condado da Cumbria, disse à BBC que Gaby é "uma vítima da irresponsável indústria de bebidas alcoólicas".