
A fumaça dos incêndios que atingiram as florestas do Canadá, deixou grande parte do nordeste dos Estados Unidos (EUA), debaixo de uma densa camada de cinzas nesta quarta-feira (07). A fumaça causada pelas queimadas levou a maior cidade do país, Nova York, a ser considerada segundo a AQI (Air Quality Index), como a pior em qualidade de ar do mundo.

De acordo com informações da Agência Espacial Norte Americana (NASA), alguns dos incêndios deram início após a ocorrência de raios que atingiram a região, que contando com fatores como o ar seco e o clima quente, acabaram resultando em chamas. Em várias regiões dos EUA, o ar foi considerado prejudicial à saúde da população, fazendo com que todas as pessoas devam limitar seu tempo de exposiçãp ao ar livre. Algumas imagens que circularam nas redes sociais mostraram a cidade de Nova York completamente dominada pela fumaça. As escolas públicas da cidade nova-iorquina chegaram a abrir para aulas de hoje, quarta-feira (07), mas quaisquer eventos ou atividades ao ar livre, foram cancelados, adiados ou devem transferidos para dentro de casa.
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, informou à imprensa que integrantes das Forças Armadas foram deslocados para dar suporte aos bombeiros. Os EUA anunciou que o reforço conta com mais de 600 agentes, e que ano após ano, com as mudanças climáticas, as queimadas ocorrem de maneira mais intensa e em locais onde habitualmente não ocorreriam.
De acordo com o médico americano Peter Decarlo, da Universidade Johns Hopkins, as pessoas devem limitar o tempo que passam do lado de fora de casa ou em lugares abertos, além de evitarem praticar exercícios físicos cansativos. Além de Nova York, a fumaça canadense também atingiu a cidade de Washington, onde se encontra a Casa Branca. O impacto da qualidade do ar só nos Estados Unidos é sentido em cerca de 18 estados, onde vivem cerca de 65 milhões de pessoas.
As autoridades canadenses emitiram hoje (07) um alerta mais severo sobre a qualidade do ar para os residentes da cidade de Toronto. Embora os incêndios florestais sejam comuns somente a oeste do Canadá, já existem alguns registros de queimadas em quase todas as 10 províncias e territórios do país, sendo Quebec o mais afetado no momento.