Um forte terremoto deixou uma pessoa morta e ao menos outras 86 feridas em Taiwan nesta quarta-feira (27), danificando edifícios e provocando dois incêndios, informaram autoridades dos serviços de urgência.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o terremoto teve uma magnitude de 6 e ocorreu às 10h03 locais (23h03 de terça-feira em Brasília), a 48 quilômetros a leste de Nantou, no centro de Taiwan, a uma profundidade de 20,7 quilômetros.
O centro de meteorologia de Taiwan contabilizou, por sua vez, a magnitude do tremor em 6,1, informando que foi o maior terremoto deste ano e que foi sentido em toda a ilha.
Cinco réplicas de 3,7 a 4,3 graus foram registradas nas duas horas seguintes ao tremor principal.
A agência nacional de incêndios informou que uma mulher de 72 anos faleceu em um templo de Nantou após o desabamento de um muro.
Outras 86 pessoas ficaram levemente feridas principalmente devido à queda de pedras e de outros objetos durante o tremor no mesmo distrito e nas áreas próximas de Changhua e Taichung.
O terremoto também provocou incêndios em duas casas em Nantou e Taichung, que feriram uma pessoa e que foram extintos rapidamente.
As câmeras de uma emissora de TV local registraram o momento em que o tremor atingiu a capital, Taipei. Outras câmeras também registram o terremoto.
No condado de Nantou foi situado o epicentro do terremoto de 7,6 de magnitude que em setembro de 1999 deixou 2.400 mortos em Taiwan, na maior catástrofe natural da história da Ilha.