Um terremoto de 6 graus de magnitude sacudiu nesta segunda-feira o centro de Tóquio, sem causar tsunami mas deixou 17 feridos.
O tremor aconteceu às 5h18m (17h18m de domingo em Brasília) com epicentro na ilha Izu Oshima, a 98 quilômetros ao sul da capital e 155 quilômetros de profundidade, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
Primeiro se notaram algumas vibrações muito ligeiras que logo se transformaram em violentas sacudidas. Segundo a imprensa local, 17 pessoas se feriram levemente. Os movimentos mais fortes foram registrados no centro de Tóquio. Nesta segunda-feira, muitos habitantes da capital foram acordados pelas sacudidas.
Várias linhas de trem suspenderam imediatamente seus serviços para controlar as vias. O tráfego era normal no aeroporto de Tóquio-Haneda, aberto dia e noite.
A empresa de energia elétrica Tokyo Electric Power (Tepco) disse que nenhuma anomalia foi registrada na central nuclear de Fukushima, localizada a cerca de 200 quilômetros a nordeste de Tóquio.