Na noite desta quarta-feira (8), um novo foco de incêndio foi registrado na região de Los Angeles, nos Estados Unidos, atingindo um parque em Hollywood Hills. A polícia emitiu uma ordem de evacuação para uma área próxima à famosa Calçada da Fama.
Entre terça-feira (7) e quarta-feira, os incêndios se espalharam rapidamente em várias cidades da região de Los Angeles, na costa oeste dos Estados Unidos. O desastre resultou na morte de cinco pessoas e na destruição de dezenas de imóveis.
Na noite de quarta-feira, incêndios atingiram o Runyon Canyon Park, em Hollywood Hills, uma área de Los Angeles conhecida por casas de luxo, vistas panorâmicas e o letreiro de Hollywood.
Conforme a CBS, o incêndio, localizado em vegetação rasteira, está longe do letreiro de Hollywood. Bombeiros usam helicópteros e veículos para conter as chamas, que avançam rapidamente. A polícia ordenou evacuações nos arredores do parque, incluindo áreas próximas à Hollywood Boulevard e seus pontos turísticos, como a Calçada da Fama.
Biden reconhece desastre
O presidente Joe Biden declarou os incêndios em Los Angeles como um desastre de grandes proporções e autorizou o envio de cinco aviões-tanque para o combate às chamas. Cerca de 1.900 imóveis foram destruídos, 130 mil pessoas foram evacuadas e 400 mil residências estão sem energia. A Casa Branca informou que monitora a situação e está enviando recursos para ajudar os desalojados.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, destacou que a medida presidencial permitirá o repasse de recursos aos governos locais para cobrir os custos de resposta à emergência. Ele também informou que Biden autorizou o envio de 10 helicópteros e dezenas de veículos.
Incêndios florestais são comuns na Califórnia, mas raros nesta época do ano, em pleno inverno no hemisfério norte. Alimentadas por rajadas de vento de mais de 100 km/h, as chamas se espalharam rapidamente, consumindo mais de 8 mil hectares em todo o estado.