Saif al-Islam Kadhafi, o filho fugitivo do falecido ex-líder da Líbia, disse ao TPI (Tribunal Penal Internacional) que é inocente em relação às acusações de crimes contra a Humanidade, disse um promotor neste sábado (29), na capital chinesa.
A corte, baseada em Haia, disse que fez contato informal com Saif al-Islam, filho do ex-líder da Líbia Muammar Kadhafi e que está tentando prendê-lo e trazê-lo a julgamento pelas acusações decorrentes da guerra civil da Líbia.
Luis Moreno-Ocampo, procurador do TPI, disse à Reuters que os contatos foram realizados por meio de intermediários, e Saif al-Islam mantém sua inocência e quer entender o que pode acontecer a ele caso seja inocentado das acusações.
"Há algumas pessoas em contato com ele que estão em contato com pessoas ligadas a nós, então não temos relação direta, apenas por meio de intermediários", disse Moreno-Ocampo, em uma rápida entrevista depois de chegar a Pequim.
"Mas acreditamos que a pessoa que está em contato está do nosso lado. Ele diz que é inocente, ele vai provar que é inocente, e então ele está interessado nas consequências disso".