Uma ex-chef australiana deixou seu emprego em um restaurante para ganhar a vida fazendo as três coisas de que mais gosta: viajar, fotografar e usar as redes sociais. Lauren Bath, de 33 anos, é hoje uma fotógrafa profissional especializada em Instagram ? ou ?professional instagrammer?, como é conhecida em seu país.
Ela é paga por empresas e governos que promovem destinos turísticos para ir até o local, tirar fotos bonitas e postá-las em seu perfil nessa rede social, onde tem mais de 358 mil seguidores.
Ela disse que passa mais de 300 dias por ano viajando. ?Não passo muito tempo em casa. Estou com a agenda cheia até outubro e tenho viagens agendadas até para dezembro?, contou.
Canadá, Ilhas Fiji, Nova Zelândia e Finlândia, além de várias cidades dentro da Austrália, estão entre os locais que ela já visitou para essa função.
De hobby a profissão
O ?emprego dos sonhos? de Lauren começou como hobby, quando ela ainda trabalhava em restaurantes. ?Sempre amei viajar e tirar fotos, então postava imagens dessas viagens?, conta.
Em 2012, seu perfil havia se tornado tão popular que ela começou a ser convidada pelos promotores dos destinos australianos para viagens -- inicialmente não remuneradas.
No início de 2013, Lauren largou seu emprego como chef para se dedicar totalmente à fotografia e ao marketing de destinos.
Desde então, ela trabalha com isso em tempo integral. ?O Instagram é o meu emprego. Organizações de turismo me pagam para promover destinos para meus seguidores online. Faço isso tirando fotos que eu amo e postando-as de um jeito natural, como eu fazia antes de que fosse uma carreira?, diz.
Inesperado
Lauren começou capturando e editando as imagens com um celular, mas hoje usa uma câmera profissional. Recentemente, ela passou também a dar palestras e workshops em sua área e ajuda a criar estratégias de marketing para destinos.
Segundo Lauren, quando ela se juntou ao Instagram, há quase quatro anos, não imaginava que aquilo fosse se tornar um trabalho. ?Nunca imaginei que isso iria acontecer. Mas eu amo viagens, fotografia e mídias sociais, então não poderia ser mais perfeito?, afirma.