SEÇÕES

Ex-arcebispo de Teresina é cardeal brasileiro com mais chances de ser papa

O atual arcebispo de Salvador, nascido em Dobrada (SP), foi ordenado padre em 1984 e proclamado cardeal por Francisco em 2016

Cardeal Dom Sérgio da Rocha, ex-arcebispo de Teresina | Foto: Divulgação/Arquidiocese de Salvador
Siga-nos no

No início de maio, 135 cardeais eleitores se reunirão na Capela Sistina, no Vaticano, para o conclave que escolherá o próximo papa. Embora, teoricamente, qualquer homem católico possa ser eleito, desde 1379 o escolhido tem sido um cardeal. Sete cardeais brasileiros estarão entre os participantes da votação.

O atual arcebispo de Salvador, nascido em Dobrada (SP), foi ordenado padre em 1984 e proclamado cardeal por Francisco em 2016. Destacado no Vaticano, Dom Sérgio era próximo do Papa e, em 2023, se tornou o primeiro brasileiro a integrar o Conselho de Cardeais ("C9"), criado para auxiliar no governo da Igreja e revisar a Cúria Romana.  

ARCEBISPO EM TERESINA

Dom Sérgio assumiu a arcebispado de Teresina em setembro de 2008 e, três anos depois, em 2011, foi chamado pelo Vaticano para ocupar o mesmo cargo na Arquidiocese de Brasília. Atualmente, ele está à frente da Arquidiocese de Salvador.

Aos 65 anos, Dom Sérgio atende à regra da Igreja que permite apenas cardeais com menos de 80 anos a participar das votações. Além dele, outros sete cardeais brasileiros também terão direito a voto na escolha do novo líder da Igreja Católica.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também