SEÇÕES

EUA revogam vistos de brasileiro e mais cinco após comentários sobre morte de Charlie Kirk

Ativista Charlie Kirk morreu em setembro deste ano. Ele foi alvo de um ataque, quando participava de um evento na Universidade Utah Valley

Presidente Donald Trump e Ativista Charlie Kirk | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O governo dos Estados Unidos anunciou na terça-feira (14/10) a revogação dos vistos de seis estrangeiros que celebraram nas redes sociais a morte do ativista conservador Charlie Kirk. Entre os punidos estão cidadãos da Argentina, África do Sul, México, Brasil, Alemanha e Paraguai, conforme comunicado divulgado pelo Departamento de Estado.

A decisão foi publicada no perfil oficial do Departamento de Estado no X (antigo Twitter). “Os Estados Unidos não têm obrigação de receber estrangeiros que desejam a morte de americanos”, afirmou o órgão.

O Departamento de Estado destacou ainda que “continua a identificar portadores de visto que celebraram o hediondo assassinato de Charlie Kirk” e que os exemplos citados “não são mais bem-vindos” no país.

Ativista conservador e aliado de Trump, Charlie Kirk, morto a tiros nos Estados Unidos (Foto: Reprodução)

Assassinato de Kirk

Charlie Kirk, aliado do presidente Donald Trump, morreu após ser baleado em 10 de setembro durante um evento na Universidade Utah Valley, em Utah.

O ativista participava de uma turnê com pelo menos 14 eventos programados em campi universitários pelo país neste outono. Testemunhas relataram que o suspeito atirou de um prédio a cerca de 180 metros de distância.

Kirk tinha 31 anos e era uma das vozes mais influentes do conservadorismo americano. Em 2012, fundou a Turning Point USA, organização que mobiliza estudantes, promove líderes estudantis e leva palestrantes conservadores a universidades dos Estados Unidos.

Tyler Robinson, principal suspeito do assassinato de Kirk, foi formalmente acusado de homicídio agravado, disparos com arma de fogo e obstrução da justiça. Caso condenado, ele pode ser condenado à pena de morte.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também