O governo de Donald Trump pretende oferecer pagamentos aos habitantes da Groenlândia como uma estratégia para forçar a Ilha a se separar da Dinamarca e ser anexada ao território norte-americano.
A informação foi divulgada pela agência de notícias Reuters, nesta quinta-feira (8).
Os valores pagos podem variar entre US$ 10 mil e US$ 100 mil por pessoa. A Ilha tem cerca de 57 mil habitantes. No entanto, ainda não está claro como ocorreria as transações.
Tanto a Groenlândia quanto a Dinamarca seguem relutantes em negociar com os EUA. De acordo com informações da agência, a ideia de “comprar” a Ilha é apenas um dos planos da Casa Branca para obter o território. Os Estados Unidos também avaliam a possibilidade de intervenção militar, embora prefiram alternativas diplomáticas — como compra direta ou acordos estratégicos.
“CHEGA DE FANTASIAS SOBRE ANEXAÇÃO”
O governo da Groenlândia não parece estar de acordo com os planos norte-americano. Em um post, o primeiro-ministro “Chega de fantasias sobre anexação”, após o presidente Trump dizer que os EUA precisam adquirir a ilha.
Já os governos europeus - como França, Alemanha e Reino Unido - dizem que apenas a Groenlândia e Dinamarca são capazes de tomar essa decisão.
O secretário de Estado, Marco Rubio, afirmou à Reuters que se reunirá em breve com seu colega dinamarquês em Washington para discutir o tema.